A Bitconnect finalmente sucumbiu ao destino comum a todos os esquemas Ponzi, ou pirâmides. Teria sido isso previsível? Por que tanta gente entrou nessa?

A Bitconnect tinha todos os componentes típicos de uma pirâmide. Exigia investimento por parte do cliente; havia um período de retenção do dinheiro, onde você não pode sacar seu dinheiro por um certo tanto de meses; prometia, e entregava, lucros absurdos, muito superiores ao mercado; havia o sistema de “indicacão”, onde quem conseguia novos clientes ganhava parte dos rendimentos do indicado; mega eventos onde o CEO fazia uma grande atuação teatral-motivacional, com gritos e gestos exagerados.

Bom, mas se estava tudo lá, por que tantas vítimas? Bom, a resposta para isso não é curta, mas é bem definida.

Primeiro que a Bitconnect era grande, muito grande. Estava sempre lá, nas top coins, market cap enorme, com sua própria moeda, a BCC. Era muito estabelecida e exposta para ser fraude. Além disso, os youtubers. CryptoNick, Trevon, e outros, com 100 a 200 mil seguidores, tinham uma enorme influência ao promover a Bitconnect. Quem ia duvidar de um cara que tem 180 mil seguidores em seu canal?

Pois assim ganharam muito dinheiro pelo sistema de referência, pois postavam seu link com código na descrição dos vídeos para que seus seguidores se inscrevessem “abaixo” deles na pirâmide. Então, levavam um percentual do investimento de milhares de pessoas.

A combinação desses fatores fazia que até mesmo os desconfiados pudessem ficar com alguma dúvida se aquilo tudo não poderia ser verdade.

Mas acabou, como toda pirâmide financeira colapsa. Fique atento aos components citados acima. Sempre que vir isso, fuja!

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *